Carne bovina brasileira enfrentará maior competição na Rússia

Anna Flávia Rochas

O fim do embargo russo à carne bovina brasileira deverá ter uma contribuição limitada para o aumento das exportações brasileiras neste ano em decorrência da maior competição enfrentada naquele mercado, segundo analistas do Rabobank em relatório divulgado à imprensa na terça-feira (27).

A carne bovina brasileira retomou o acesso ao mercado russo em novembro, após quase um ano de embargo, com a habilitação de cinco plantas. Antes do embargo, 30 plantas estavam habilitadas a vender carne bovina à Rússia.

“Embora esse seja um importante destino que irá provavelmente contribuir para aumentar as exportações brasileiras de carne bovina em 2019, o potencial parece ser limitado – ao menos no curto prazo –, já que apenas cinco plantas brasileiras de carne bovina receberam permissão para exportar à Rússia a partir de novembro de 2018”, disse o Rabobank.

“O Brasil também vai encontrar competição na Rússia já que a Argentina aumentou sua presença no país durante a ausência brasileira, com estimadas 50 mil toneladas exportadas em 2018.”

O governo brasileiro e processadoras de carne bovina do país já afirmaram que esperam que a Rússia continue a elevar progressivamente o número de plantas habilitadas a exportar ao país após o fim do embargo. Além das plantas de carne bovina, quatro frigoríficos de carne suína brasileira também foram autorizados a retomar as vendas para a Rússia a partir de novembro.

Mesmo sem as compras da Rússia, a indústria de carne bovina brasileira já exportou 1,3 milhão de toneladas do produto de janeiro a outubro, um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado.

O Rabobank estima um cenário positivo para o mercado de carne bovina brasileiro em 2019, impulsionado por aumento das exportações mas também pela melhora nas condições do mercado doméstico que poderão resultar em maiores preços de carne no atacado.

A produção de carne bovina deve crescer 2% em 2019, após um aumento estimado de 4% em 2018, quando houve alta significativa nos abates.

Fonte: Carnetec

abrafrigo

Leave Comment