Entidades vão desenvolver programa de carne zebu

O projeto, considerado único, vai acompanhar mais de cem bezerros Nelore

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) vão trabalhar juntos no desenvolvimento da cadeia de carne de qualidade das raças zebuínas. As entidades assinaram um Termo de Cooperação Técnica.

O projeto, considerado único, vai acompanhar mais de cem bezerros Nelore, observando manejo nutricional em sistema intensivo de produção, da desmama à terminação. Serão avaliados animais de alto valor genético que trarão informações sobre a qualidade dos touros PO. “Não temos no Brasil este tipo de informação com essa qualidade de animal. É uma oportunidade ímpar e muito importante”, destaca Flávio Portela Santos, professor do Departamento de Zootecnia da Esalq.

O Programa Zebu Carne de Qualidade foi lançado neste ano pela ABCZ e busca, com provas e mensurações, encontrar a genética ideal para o abate.  Além de acompanhar as ações relacionadas com o acompanhamento e manejo nutricional dos animais, vai auxiliar no processo de tomada de decisão e de manejo do sistema como um todo, incluindo manejo das pastagens e suplementação dos animais. O objetivo é demonstrar a importância das boas práticas de manejo como forma de assegurar elevada produtividade, desempenho animal e segurança ambiental e alimentar.

Para a edição piloto, o programa será realizado com animais Nelore. Nos anos seguintes contemplará outras raças zebuínas, entre elas guzerá, brahman e tabapuã. O gado Nelore, de origem indiana, está presente no Brasil há mais de 150 anos e é o que tem maior presença, com número estimado em mais de 200 milhões de cabeças. O nelore e o anelorado correspondem a 80% do gado de corte.

Fonte: Agrolink – Eliza Maliszewski

abrafrigo

Leave Comment