China continuará importando carne suína por 4 a 5 anos, diz CEO da Danish Crown

Maior consumidor mundial de carne suína, a China deve permanecer como importador da carne por até cinco anos, à medida que novos surtos de peste suína africana atrasam tentativas de restaurar a produção de suínos, disse o chefe do maior produtor de carne suína da Europa.

Uma epidemia de peste suína africana incurável atingiu o rebanho de suínos da China em 2018, causando uma queda na produção e reduzindo o estoque de reprodutores em cerca de 60% no final do ano passado.

“Acho que a reconstrução da produção de suínos verá alguns contratempos”, disse Jais Valeur, presidente-executivo da Danish Crown, em uma entrevista.

“Vimos que eles colocaram o setor em funcionamento, apenas para serem novamente atingidos pela peste suína africana porque a situação não estava sob controle”, disse ele.

A Danish Crown, que produz cerca de 18 milhões de suínos por ano, no ano passado despachou um recorde de 30% de sua produção total para a China, beneficiando-se dos altos preços praticados no país.

“Minha previsão é que haverá necessidade de importação na China nos próximos quatro a cinco anos por causa da peste suína africana”, disse Valeur.

A Danish Crown teve um aumento nas exportações para a China desde 2018, mas Valeur disse que os embarques para o país caíram desde Pequim, em outubro e novembro, proibindo temporariamente as importações de duas fábricas na Dinamarca depois que trabalhadores foram infectados com COVID-19.

A única planta de processamento de carne da empresa na China perto de Xangai está operando com baixa capacidade, porque um acordo com a Alibaba terminou logo após a inauguração da planta em setembro, uma vez que a empresa chinesa não atingiu os volumes esperados, disse ele.

A Danish Crown disse na quarta-feira que as vendas aumentaram 8%, para 61 bilhões de coroas dinamarquesas (US $ 9,7 bilhões) no ano financeiro encerrado em 30 de setembro. 

Fonte: Reuters

abrafrigo

Leave Comment