Pesquisadores criam softwares que calculam quantidade de alimento para gado de corte

Para saber que alimento se deve ou não oferecer aos bovinos de corte, existe uma tabela brasileira de composição alimentar com todos os tipos de alimentos e uma de exigências nutricionais que informa a quantidade necessária de cada nutriente que o animal necessita.

Muitas vezes, porém, nem todos criadores têm acesso a esses dados. Em vista disso, pesquisadores dos Departamentos de Zootecnia e de Informática da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais (UFV) desenvolveram dois programas de computador (softwares) capazes de calcular a quantidade exata de cada nutriente para bovinos.

Um dos softwares, o CQBAL 3.0, é a versão on-line da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos para Ruminantes (entre eles os bovinos) que contêm todos os tipos de alimentos e seus derivados.

Nele o produtor pode escolher o alimento e acessar a sua composição nutricional.

Já no software BR Corte, que é baseado na tabela de exigências nutricionais de bovinos de corte do Brasil, é possível formular dietas a um custo mais baixo e calcular o ganho de peso dos animais a partir de uma dieta já elaborada. Além disso, os softwares permitem a inclusão de dados de novos alimentos.

Além dos produtores, a indústria de ração também pode se beneficiar com a tecnologia.

Para acessar os softwares basta digitar os endereços:

Para o CQBAL: http://www.ufv.br/cqbal

Para o BR Corte: http://www.brcorte.com.br

Foto: Arquivo UFV

Fonte: Animal Business

abrafrigo

Leave Comment