CNA diz que Mapa aprovou antecipar retirada da vacina contra aftosa no PR

Anna Flávia Rochas

O Paraná recebeu autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para realizar sua última vacinação contra a febre aftosa em maio deste ano, segundo informações divulgadas em nota pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na quarta-feira (24).

O Mapa também autorizou que o Paraná solicite o status de livre de febre aftosa sem vacinação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) em 2020.

A previsão inicial do Plano Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) era que o estado realizasse a última etapa da imunização dos rebanhos bovino e bubalino em maio de 2020, para posteriormente solicitar o status junto à OIE. Mas a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) antecipou as ações necessárias para cumprir o cronograma e as exigências do Mapa.

A obtenção do status de livre de febre aftosa sem vacinação da OIE poderá colaborar para abrir novos mercados para as exportações de carnes paranaenses.

Além do Paraná, o Rio Grande do Sul também busca a retirada da vacinação contra aftosa.

Na segunda-feira (22), a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Rio Grande do Sul informou que formalizou pedido para uma auditoria do Mapa no sistema de defesa sanitária animal estadual, na segunda quinzena de julho, buscando o status de livre de febre aftosa sem vacinação.

O governo do RS disse em nota que já alcançou a maioria das metas elaboradas em um plano estratégico visando esse status.

Fonte: Carnetec

abrafrigo

Leave Comment