China simplifica processo de importação de carnes brasileiras

Anna Flávia Rochas

A China aprovou um novo modelo de emissão de certificados sanitários proposto pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que irá simplificar a importação de carnes brasileiras pelo país, informou o Mapa em nota publicada na semana passada.

O novo modelo cria uma lista única de veterinários habilitados a emitir Certificados Sanitários Internacionais (CSI) para qualquer estabelecimento produtor de carnes no Brasil habilitado pela China.

A medida visa reduzir retenções de carregamentos de carnes bovina, suína e de aves brasileiras em portos chineses devido a divergências nas assinaturas de certificados emitidos pelo Mapa.

O Brasil exportou US$ 2,6 bilhões de carnes para a China em 2018. O país é o maior comprador de carnes brasileiras, tendo importado 17,6% do total vendido pelo Brasil no exterior no ano passado, segundo o Mapa.

A Marfrig informou no fim da semana passada que espera que a China autorize em breve novas plantas brasileiras de carne bovina a exportar o produto para o país. Atualmente, 16 plantas de carne bovina brasileira estão habilidadas a exportar para a China.

Fonte: Carnetec

abrafrigo

Leave Comment