Rabobank tem expectativa positiva para setor de carnes do Brasil em 2019

Anna Flávia Rochas

A agroindústria de carnes brasileira deverá ter um 2019 melhor que 2018, segundo estimativas divulgadas por analistas do Rabobank nesta semana.

No caso da carne bovina, toda a cadeia produtiva brasileira deverá se beneficiar do aumento das exportações e do consumo interno, e do ritmo mais lento no crescimento da oferta, segundo estimativas do Rabobank.

Ao longo de 2018, o consumo doméstico de carne bovina apresentou leve crescimento mas o consumo per capita ainda ficou abaixo do período pré-crise. “Para 2019, há a perspectiva de crescimento mais significativo, a depender da velocidade de crescimento da economia”, disse o Rabobank.

As exportações deverão continuar aceleradas no ano que vem, com a reabertura do mercado russo e expectativa de que novas plantas sejam habilitadas a exportar para a China.

O Rabobank mantém a estimativa de alta de 2% na produção de carne bovina brasileira em 2019 e alta de 4% nas exportações, conforme já havia informado em novembro.

“É importante destacar novamente a elevada relação positiva que existe entre a renda disponível e o consumo de carne bovina no Brasil. Como visto em períodos de crise com a queda do consumo, também podemos esperar um crescimento mais rápido caso realmente se confirme um ano de crescimento econômico mais significativo em 2019”, disse o Rabobank.

Produção de frango deve crescer 3%

As exportações brasileiras de carne de frango devem se recuperar em 2019, aproximando-se do nível registrado em 2017, após enfrentarem embargos da União Europeia e dificuldades para vendas à Arábia Saudita e à China em 2018.

“Mesmo após os desafios registrados, a Arábia Saudita e a China provavelmente continuarão como os principais destinos do produto brasileiro”, estima o Rabobank.

Os analistas do banco esperam aumento de 3% na produção de carne de frango do Brasil em 2019, também impulsionada pelo crescimento da demanda doméstica.

A maior disponibilidade de grãos prevista para o ano deve aliviar custos de nutrição de frangos e suínos, melhorando margens para os produtores. “A incerteza, porém, fica em relação ao comportamento do câmbio e das cotações internacionais, que passaram a influenciar de maneira mais evidente as cotações do milho no mercado local”, explicou o Rabobank.

Exportação de carne suína pode ser recorde

Se o Brasil continuar livre da peste suína africana e da peste suína clássica na zona livre, a exportação de carne suína do país poderá ser recorde em 2019, com um crescimento acima de 15% em relação a 2018, segundo o Rabobank.

O aumento da demanda por parte da China, que enfrenta diversos focos de peste suína africana, e a briga comercial entre China e Estados Unidos, deve resultar no crescimento das exportações de carne suína brasileira para o país asiático.

A produção brasileira de carne suína deve aumentar 4% em 2019, segundo o Rabobank, puxada pela melhora da demanda nos mercados interno e externo, e pela queda nos custos de produção.

Fonte: Carnetec

abrafrigo

Leave Comment