A percepção dos consumidores em relação ao nicho de mercado de carnes especiais

Natália Ouriveis

As carnes especiais são produtos provenientes de um sistema de produção de bovinos comuns, porém se diferenciam das carnes comuns nas etapas do processo industrial. É agregado valor ao produto através de fatores como a embalagem, o tipo de corte e a maturação do produto, recebendo assim a característica de corte especial.

O consumo de carne bovina pode ser influenciado por diversos fatores, que podem ser divididos em quatro categorias:

  • Fatores econômicos que apresentam variáveis como o preço do produto, o poder de compra do consumidor e a renda, bem como a sua distribuição;
  • Fatores ambientais que incluem as mudanças climáticas, os recursos hídricos, a sustentabilidade, o desmatamento e a intensificação das produções;
  • Fatores relacionados à saúde e alimentação como as questões de certificação dos alimentos e a preocupação dos indivíduos com a imagem social, a estética e a obesidade; por fim, e não menos importante;
  • Fatores socioculturais que são compostos pela praticidade, religião, conveniência, educação e profissão dos consumidores (Brandão et al., 2015).

Assim como os consumidores mudam de desejos constantemente, toda a cadeia produtiva da bovinocultura de corte também vem passando por modificações. Com o aumento da modernização no setor, essas transformações possibilitaram uma maior produtividade, e além disso, o produto ganha novas formas de apresentação no mercado, com valor agregado, satisfazendo assim o nicho de carnes especiais, procurado por muitos consumidores.

Em relação ao processo de decisão da compra de um produto pelos consumidores, é imprescindível compreender e entender o comportamento de compra dos indivíduos, uma vez que esta informação beneficiará as empresas na adequação de seus produtos (Kotler & Keller, 2006).

Alguns fatores como a disponibilidade de produtos ofertados, a marca, o preço e a embalagem podem interferir na decisão de compra pelos consumidores, desta maneira, certas ferramentas de marketing podem ser empregadas com o objetivo de atingir de maneira eficaz os nichos de mercado, buscando ampliar as vendas (Verbeke & Ward, 2006).

Dentro desse cenário o consumidor pode ter as suas escolhas induzidas por campanhas promocionais, propagandas e rótulos para formar suas expectativas em relação à qualidade, de acordo com as informações recebidas sobre o produto, e poder assim decidir se está disposto a pagar mais por um produto diferenciado.

O mercado de carnes especiais está crescendo e ganhando destaque, atualmente há uma variedade de cortes especiais disponíveis para o consumidor como o Prime Rib, Bife de Ancho, Chorizo, Poterhouse, Short Rib, T-bone, Assado de tira, Shoulder Steak, Denver Steak, além dos cortes provenientes de animais de raças taurinas como o Angus, Senepol, Hereford e de origem japonesa como Wagyu, que têm ganhado espaço e admiração no mercado de carnes especiais.

É ideal que as empresas percebam a demanda dos consumidores por esses produtos com qualidade extra, podendo investir nesses nichos. O desafio é a criação de produtos convenientes que apresentem praticidade para os consumidores, evitando que os produtos percam a qualidade e as suas características sensoriais como sabor, maciez e suculência.

Deste modo, é essencial que todos os elos da cadeia produtiva entendam a demanda por parte do mercado consumidor, podendo assim, realizar a produção adequada, tanto pelo pecuarista, quanto pela indústria e pelo varejo.

Fonte: Scot Consultoria

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