Como preparar a fazenda para a campanha de vacinação?

Medidas simples no curral e no manejo podem tornar a imunização do rebanho mais efetiva

O período de vacinação do rebanho é considerado crítico por muitos produtores. Mas, como preparar a fazenda para que a imunização ocorra de forma efetiva e sem causar prejuízos? De acordo com médico-veterinário Renato dos Santos, consultor de manejo racional da Beckhauser, é necessário planejar a vacinação com antecedência. Uma das primeiras medidas a serem tomadas é revisar as instalações do curralpara o manejo da vacinação.

Segundo o especialista, o produtor deve fazer uma revisão completa no local onde será feita a vacinação. “O ideal é percorrer o caminho por onde passam os animais, verificando onde podem lesionar-se com pregos salientes, pedras, buracos, pontas de tábuas, arames, vidros, agulhas ou aspectos que dificultem sua condução, como sombras e objetos no caminho. Esses problemas devem ser corrigidos imediatamente. Manter o piso limpo e seco também é uma medida simples que diminui bastante os riscos de acidentes”, orienta Renato.

Outra recomendação é que as porteiras também sejam verificadas se estão abrindo e fechando com facilidade, além de fazer uma boa revisão nos equipamentos de contenção para que a vacinação ocorra de forma eficiente. A contenção deve estar limpa, lubrificada e com todas as peças funcionando corretamente. “Muitas vezes, o produtor faz tudo certo com relação aos medicamentos, conservação, higiene, treinamento da equipe, porém se esquece de olhar como está sua infraestrutura, que é um fator determinante para o rendimento do trabalho. A preparação das instalações resultará em maior agilidade, menor risco de acidentes para o pessoal e para os animais e maior eficiência do processo”, garante o médico-veterinário.

Preparar equipe é fundamental

Ter uma equipe de trabalho afinada é fundamental para o bom resultado do manejo e a postura dos vaqueiros influencia no comportamento dos lotes. “É importante a equipe entender que o manejo feito com calma é mais produtivo e que o planejamento também ajuda muito a fazer o trabalho render mais, ser mais tranquilo, menos cansativo e mais seguro”, ressalta Santos.

O veterinário orienta reunir com antecedência os responsáveis pelo trabalho, determinando tarefas a partir dos seguintes questionamentos: Que vacinas serão aplicadas? Quando? Quais animais serão vacinados? Onde a vacinação será realizada? Quem fará? Como a vacina será aplicada, segundo os padrões de Boas Práticas de Manejo?

“A vacinação é encarada de forma negativa por muita gente porque interfere na rotina do manejo e pelas consequências que uma aplicação mal feita pode causar no rebanho. Porém, com a aplicação dos conceitos de manejo racional é possível obter benefícios econômicos diretos, diminuir perda de doses e danificar menos equipamentos”, finaliza.

Sobre a Beckhauser

A Beckhauser desenvolve e industrializa soluções para o manejo racional de bovinos, buscando oferecer ao mercado ferramentas que ajudem no desenvolvimento de uma pecuária sustentável – que aprimorem a produtividade no manejo e a qualidade dos resultados da produção, cuidando da segurança das pessoas e do bem-estar animal. A empresa vem, há anos, ditando tendências de inovação no segmento e oferece hoje um amplo portfoliode equipamentos de contenção tradicionais e automatizados, além da linha de pesagem eletrônica. Mais informações: beckhauser.com.br.

Fonte: Attuale Comunicação

abrafrigo

Leave Comment